quarta-feira, 26 de setembro de 2012

GIGANTE CANOA CUNHAMBEBE - ALMADA UBATUBA

Outra gigante monóxila de Ubatuba é a canoa caiçara Cunhambebe da Praia da Almada.(foto 1)
Feita de uma urucurana também no sertão do Ubatumirim pela família Neri Barbosa (vídeo), suas dimensões são inacreditáves 8,30 metros de comprimento por 1,45 metro de boca (proporção 5.7 bocas de comprimento).
De propriedade da família Teixeira de Oliveira, esta canoa fica protegida sob um grande carramanchão feito só para ela e mais duas outras canoas e vai para a água apenas em ocasiões especias. Aliás uma das outras duas canoas que fazem companhia para a Cunhambebe, chamada Nova Aliança, possui algo muito raro de se ver que é um pequeno convés na proa. Esta também é enorme medindo 8,55 metros por 1,19 metro de boca (proporção 7.2 bocas de comprimento) e este convés sugere que ela seja muito antiga. (Segundo o meu amigo Roberto, dono da Nova Aliança, ela tem aproximadamente 75 anos e fazia a ponte entre a Almada e a cidade de Ubatuba levando e trazendo as "quitandas" e moradores quando ainda não havia a estrada.)

 foto 1: Instituto Costa Brasilis

 foto 2: Roberto Teixeira de Oliveira

A foto acima mostra um raro momento da Cunhambebe matando a saudade da água salgada.
Podemos contar 13 remadores, (14 com o fotógrafo), comodamente instalados e aproveitando a remada. Nota-se que a Cunhambebe nem "sente" a carga de pouco mais de 1.1 tonelada. Essa é uma canoa verdadeiramente "cargueira" como fala o Caiçara e pode ser classificada na categoria de "batelão".
Um abraço a todos os amigos canoeiros da Praia da Almada.

Abaixo a Cunhambebe batendo mais um record em matéria de canoa: 17 embarcados!!
Foto tirada aproximadamente em 1997 antes dela receber a bordadura.




Fontes: 1 Acervo de Roberto Teixeira de Olivera.

             2 http://www.costabrasilis.org.br/projetos/canoas/CanoasFrame.html









Nenhum comentário:

Postar um comentário