terça-feira, 6 de agosto de 2013

A CIÊNCIA SECRETA DA "ROLADA DA CANOA CAIÇARA"

Aqui já se falou da arte do "feitio" da Canoa Caiçara, da "esculturação"do remo caiçara e do Dossiê de instrução do Registro da Canoa caiçara junto ao Iphan, mas a técnica especial de rolar a Canoa também merece um destaque especial. A "rolada da Canoa Caiçara" é uma verdadeira ciência. Através de dois ou mais rolos é possível fazer todo o tipo de manobra com a Canoa seja nas superfícies sólidas de cimento ou nas de areia fofa ou dura. Esta técnica somente se aprende durante o trabalho diário de colocar a Canoa na água e retirá-la após a faina pesqueira. O trecho a seguir ficou de fora do Dossiê da Canoa Caiçara por motivos de espaço já que foi necessário reduzir o original de 90 páginas para 60.

 11.3- (Partes e acessórios) Os Rolos:
Os rolos de canoa são acessórios fundamentais da canoa caiçara permitindo sua mobilidade em terra com muito pouco esforço. Os rolos devem ter o comprimento de mais ou menos o dobro da largura da boca da canoa, ser perfeitamente cilídricos e munidos de uma alça para serem arrastados durante a rolada da canoa.
O diâmetro de um rolo deve ter entre vinte e cinco e quarenta e cinco centímetros, de acordo com o tipo de areia da praia e o tamanho da canoa, maior o diâmetro do rolo, mais fácil a manobra, principalmente em areia fofa.
Existe uma técnica bem apurada de manipulação dos rolos, além de comandos e manobras específicas para diversas situações. O comando mais usado é "pisa o rolo!".


Como é muito mais fácil entender esta técnica vendo a rolada, assista este vídeo a seguir.







Nenhum comentário:

Postar um comentário